400 – Erro de Cliente

Erros deste tipo costumam ser corrigidos simplesmente conferindo o endereço digitado, acessando no modo anônimo, limpando cache/cookies do browser ou, ainda, testando a conexão a partir de outro navegador, computador ou Internet.

  • 400 – REQUISIÇÃO INVÁLIDA

O servidor não entendeu a requisição. Por exemplo, o endereço URL é inválido por conter algum erro em sua formação.

  • 401 – NÃO AUTORIZADO

É preciso login para visualizar este site.

  • 402 – PAGAMENTO REQUERIDO

Sistema de pagamento que não foi de fato implementado na Internet e se encontra “reservado para o futuro” conforme a IETF*.

  • 403 – PROIBIDO

Suas credenciais estão corretas, mas seu usuário não tem permissão. Diferentemente do erro 401, tem relação com as configurações do arquivo – é comum em sites que utilizam CMS e estão com o permissionamento errado no arquivo ou no caso de usuários com restrição de privilégios.

  • 404 – NÃO ENCONTRADO

Erro muito comum que indica que não foi encontrado o objeto de sua requisição. Apesar dos códigos 4xx se referirem a um erro do cliente, normalmente o 404 é um erro causado pelo administrador do site. Por exemplo, quando se altera a posição de algum conteúdo sem configurar um redirecionamento para o novo caminho onde ele agora se encontra. Uma possível solução, além de recarregar a página, pode ser tentar “retroceder” no endereço. Como?

Digamos que o endereço https://blog.adentrocloud.com.br/economia/pobreza-invisivel-capacitando-identidades/ esteja acusando o erro 404. Neste caso, tente acessar https://blog.adentrocloud.com.br/economia e encontrar o conteúdo buscado.

  • 405 – MÉTODO NÃO PERMITIDO

Código significa que o site não aceita o tipo de método requisitado. Por exemplo, se você fez uma requisição GET em um formulário que aceita apenas POST. Dentre as causas do erro, também pode ser o caso de algum vírus no navegador ou arquivo de registro corrompido em seu Sistema Operacional.

  • 406 – NÃO ACEITÁVEL

Os cabeçalhos de aceite na solicitação estipulam que o cliente não vai aceitar este tipo de conteúdo que o servidor da web deseja fornecer. O servidor deve exibir uma relação de recursos correspondentes a partir do qual o cliente possa escolher.

  • 407 – AUTENTICAÇÃO DE PROXY NECESSÁRIA

Parecido ao código 401, mas neste caso o cliente deve se autenticar para que possa utilizar um proxy.

  • 408 – TEMPO ESGOTADO (TIMEOUT)

Existe um tempo limite configurado. Este código indica que o servidor demorou mais do que o esperado deste limite para responder. Tente novamente, tente mais tarde, ou experimente o acesso a partir de outro computador.

  • 409 – CONFLITO

Quando a requisição se contradiz e confunde o servidor com seu pedido. Acontecem com PUT, um controle de versão estava sendo usado e conflita com um pedido anterior (de terceiros). Geralmente vem acompanhado de instruções de como corrigir o problema.

  • 410 – GONE, “se foi”

Este recurso foi removido e não se deve fazer esta requisição novamente (após o erro, o cache é limpo para atualizar que este recurso não existe mais). É distinto do 404, pois é certo que este recurso não estará mais presente – ele estará indisponível permanentemente.

  • 411 – COMPRIMENTO NECESSÁRIO

É necessário inserir o comprimento do objeto no cabeçalho para que a requisição seja aceita.

  • 415 – TIPO DE MÍDIA NÃO SUPORTADO

Você tenta inserir uma imagem .svg, por exemplo, mas o servidor aceita apenas .png e .jpeg. Altere o tipo de mídia (extensão) e tente novamente.

  • 417 – FALHA NA EXPECTATIVA

O preenchimento de parâmetro não corresponde à expectativa do servidor. Você pode tentar editar ou remover a informação inserida (em caso de formulário, por exemplo, trocar o tipo de dado ou caractere especial inserido).

  • 418 – SOU UM BULE DE POTE

“Qualquer tentativa de preparar café com um bule deve resultar no erro”. Sim, é isso que diz o site da IETF. O protocolo foi uma piada de 1º de Abril de 1998, na qual o servidor responde que não pode processar a solicitação de fazer café, pois ele é um bule de chá. Pouco provável que você se depare com isso.

  • 429 – REQUISIÇÕES EM EXCESSO

Servidores que possuem limitação de número de acesso e consumo de recursos. Se você atualizar muitas vezes a mesma página e obter este código, significa que você excedeu o número de requisições possíveis. Isto normalmente é aplicado para manter sites no ar, evitando que pessoas mal-intencionadas derrubem o acesso ao site – mantendo-o acessível para outras pessoas.

  • 451 – INDISPONÍVEL POR QUESTÕES LEGAIS

Houve um requerimento legal solicitando a remoção do conteúdo. De acordo com o padrão da norma, o código deve vir acompanhado de uma explicação: quem solicitou e a legislação levada em consideração para o pedido.

*IETF: Internet Engineering Task Force, organização responsável pelas padronizações na Internet

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